sábado, 30 de abril de 2011

Como está seu Marketing Pessoal?

Marketing Pessoal é a forma eficiente de fazer com que suas opiniões e atitudes, sua apresentação e comunicação estejam a seu favor no ambiente profissional. Infelizmente a sociedade atual é quem dita o padrão aceitável da apresentação pessoal, entretanto alguns inovam e conseguem estabelecer, a partir do seu perfil, um novo modelo. 

O reconhecimento de competências e habilidades é fundamental para situar o indivíduo no contexto social em que vive. É claro que as competências são muitas e não se pode esperar que todos tenham as mesmas. Muitas pessoas possuem diversas competências, o problema é que, por uma série de fatores, elas não são reconhecidas, algumas vezes nem são percebidas.

Talvez uma das respostas para essa invisibilidade de competências seja o mal uso do marketing pessoal.
 
Seguir um plano de marketing pessoal não significa que você terá que deixar de ser você mesmo, mas deverá mudar a forma de mostrar quem você é. É claro que algumas ações de marketing pessoal sugerem a aquisição de novos hábitos, mas marketing pessoal é um hábito! Você precisará de tempo para se habituar com esta nova maneira de agir em sua vida, portanto, corra!
Assista também aos vídeos que separei sobre o assunto e estão na barra no início do blog.
Continue lendo e descubra se você está fazendo um marketing pessoal correto ou às avessas.


Quem procura melhorar seu marketing pessoal não precisa fingir ser outra pessoa ou expressar opiniões contrárias as suas só para agradar a quem quer que seja.

É importante conhecer seus valores pessoais e profissionais. Ter claramente estabelecidas sua missão e visão pessoal e profissional.

De qualquer forma, pior que correr o risco de emitir uma opinião que agrade pouco é ficar no vácuo, ou seja, ser aquele que nunca se posiciona sobre coisa alguma ou que sempre concorda e nem sabe com o que.

Você já ouviu alguém dizendo: Fulano é super grosso, mas é legal! É difícil. Mas é bem possível que já tenha ouvido de alguém : fulano é "curto e grosso, e sabe o que diz". Certamente a opinião desse tipo de pessoa é importante e influencia bastante, mas dificilmente esse alguém será convidado para fazer um pronunciamento ou palestra.

Saem-se bem aqueles que conseguem mesclar vários atributos. Nem só as qualificações nem somente a simpatia e traquejo farão de você uma pessoa receptível e um profissional reconhecido. Quem desenvolve um bom marketing pessoal sabe aliar suas competências, potencializá-las e expressá-las. O resultado é perceptível na receptividade das pessoas em relação a sua simples aproximação e nas reações às ações que você realiza.

Leia a história a seguir e veja se você se parece com uma das personagens.
Certa vez li em algum lugar, não lembro mesmo onde, a seguinte história:
Marina e Carmem trabalhavam na mesma empresa e tinham a mesma função. Ambas participavam constantemente de reuniões com a diretoria a fim de estabelecerem metas e verificarem se os objetivos estavam sendo alcançados.
Diante das dificuldades de execução era-lhes cobrado ações que pudessesm melhorar o desempenho dos serviço da empresa.
Marina, profissional muito qualificada, tinha muitas ideias para solucionar boa parte dos defeitos, mas, sendo muito tímida, quase nunca se expressava.
Carmem, mais nova na empresa e na profissão, tinnha menos experiência, mas sempre dava alguma ideia e, diante da inércia de Marina não fica difícil saber quem era reconhecida por seu desempenho e quem semrpe ia parar no mural como funcionária do mês.
É claro que Carmem logo, logo ganharia uma promoção, quem sabe até para ser superior de Marina.
Carmem - faz marketing pessoal.
Marina - faz marketing pessoal às avessas.

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