segunda-feira, 16 de maio de 2011

Relações Públicas - conceitos/funções


As relações públicas têm a sua origem nos Estados Unidos com Ivy Lee e Edward Bernays. Foi Ivy Lee que escreveu os primeiros princípios de relações públicas em 1906.
O trabalho de relações públicas é baseado em comunicação planejada e cumpre um papel muito importante em qualquer empresa, fábrica, instituição, organização ou associação. O trabalho de relações públicas gere e desenvolve o nível de confiança necessário dentro da organização para criar liberdade de ação nas atividades que estiverem a decorrer ou estejam planeadas.
As relações públicas servem vários interesses numa organização. É costumeiro, principalmente no campo acadêmico, ouvir-se que Relações Públicas defendem e mediam os interesses das organizações e das classes operárias, tornando esse relacionamento menos problemático. Na verdade, isso não é regra. Há alguns anos atrás, não passava de utopia, em muitos casos, nos dias de hoje também.
Atualmente, empresas que estão ligadas em conceitos como valor humano, qualidade, valorização de parcerias internas e externas e globalidade não precisam mais receber cartilhas de conscientização sobre a importância de relações públicas e de um planejamento de comunicação integrada.
Para a administração, o trabalho de relações públicas é uma ferramenta estratégica e de ação, desenve o conhecimento, atitude e compromisso dos stakeholders. Para os funcionários, significa a possibilidade de participação. A comunicação é ainda um pré-requisito para um processo de tomada de decisão democrático.
Outras funções referem-se a:
  • Comunicar com os meios de comunicação social (assessoria de comunicação e imprensa);
  • Realizar pesquisa de Relações Públicas (Institucional, clima organizacional, de opinião);
  • Dar apoio aos processos, agregando valor às decisões;
  • Cerimoniais e protocolo executivo/empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares