sábado, 19 de março de 2011

Ainda falando de ética

O mundo da comunicação talvez nunca tenha passado por um estágio de tamanha aceleração como o atual. As mudanças são frequentes e frenéticas. Isso nos faz retornar para a velha, porém sempre atual, questão – a ética. Todo essa aceleração requer doses extras de responsabilidade, de compromisso com a educação e com a formação da cidadania pelos meios de comunicação.
A comunicação desenvolvida com base no respeito, com garantia de qualidade gera nos públicos sentimentos e atitudes de confiança, o que, para o meio de comunicação e para o profissional, resulta em CREDIBILIDADE.
Diante de uma realidade mercadológica que apodera-se dos seres (pessoas) como mercadorias para gerar seus lucros a comunicação social encontra lugar para desenvolver sua crítica, na busca de um resgate dos valores humanos, como uma forma de garantir a perpetuação da dignidade da pessoa, preservando novas gerações.
Deste contexto não podem ficar de fora os Poderes Públicos, responsáveis pela organização e funcionamento das sociedades como um todo.
Essas e outras questões que envolvem a comunicação, o mercado, a ética e aresponsabilidade dos meio e dos profissionais serão temas de debates no I Congreso Internacional de Etica de la Comunicación, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de março na Universidade de Sevilla – Espanha.
Para saber mais informações sobre o Congresso acesse  http://www.ethicscommunication2011.com/


Um comentário:

  1. A educacão e a divulgacão dos direitos do cidadão seria o mais forte instrumento na formacão deste, coscientizando-o para a construcão de um futuro melhor. A cidadania é como uma Lei, isto é, ela existe mas precisa ser descoberta, aprendida, utilizada e reclamada e só evolui através de processos de luta que garante um padrão de vida mais decente.
    E para vermos tudo isso na prática faz-se o uso da moral, objetivo da ética, do bom comportamento e a boa fé a qual deveria estar intinsecamente ligada ao comportamento humano.

    ...em tudo a Ética está.
    uma pequena contribuicão.
    Diana Ch.

    ResponderExcluir

Postagens populares