sábado, 16 de abril de 2011

Fotografia - ICBEU promoveu oficina

Na última sexta-feira, dia 15 de abril, aconteceu no auditório do ICBEU a “Oficina ICBEU de Fotografia”. O evento composto de três palestras e um show musical contou com a presença de Fernando Augusto, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Université Paris I Sorbonne de Paris, com o Jornalista e Artista Visual Otoni Mesquita e do Empresário José Zamith.



O Doutor FERNANDO AUGUSTO, também Artista Visual, enfocou sua palestra nas "Funções da Fotografia e o Sistema das Artes Plásticas" fazendo um percurso pela história desde as artes plásticas até o surgimento da fotografia. Fernando Augusto desenvolveu sua explanação explicando obras de grandes artistas como Rodin e Edward Stechen e suas fotogravuras. Tratou ainda das questões éticas e a dificuldade de se estabelecer um Código para o segmento. O desfecho da palestra foi emocionante para o palestrante que mostrou um pouco de seu trabalho, inclusive as fotografias feitas quando do falecimento de seu pai.
OTONI MESQUITA tratou do “Olhar do Artista na Composição Fotográfica”, coincidentemente fazendo, também, um apanhado histórico das artes plásticas e seu desenvolver até se chegar à fotografia. Sua análise foi bastante ilustrada por obras de arte de diversos períodos e movimentos artísticos. Mesquita abordou ainda o recorte fotográfico, ou seja, o recortar literalmente a imagem de acordo com o olhar de quem o faz. Esse exercício requer uma reflexão da imagem, uma análise de seus ângulos e perspectivas. O artista ressalta que as perspectivas mostradas de cada imagem não se trata de um esquema para o olhar do fotográfo, mas que essas foram as impressões que ele, como artista, teve de cada imagem.
 
JOSÉ ZAMITH teve como tema de sua palestra o “Fluxo da Fotografia Digital – Do Equipamento à Edição de Imagem”. O empresário falou dos diversos tipos e do custo de um excelente equipamento fotográfico. Afirmou que não adianta o fotográfo ter um equipamento de última geração, dos mais caros que há no mercado se sua necessidade pode ser atendida por um equipamento mais barato e de simples manuseio. Zamith abordou questões como conservação e cuidados com o equipamento e com os arquivos, tratando, ainda, da questão dos recorrentes furtos dos equipamentos profissionais, segundo ele, pelo fato de os bandidos já saberem que são materiais de alto valor.

Zamith usou uma modelo para abordar as questões de edição de imagem e regulação adequada do equipamento de acordo com o ambiente em que se está fotografando. Sua palestra fo encerrada com sorteio de brindes para os participantes.
 
Os trabalhos da oficina foram encerrados com show de uma banda de alunos da Ufam.

A Oficina foi estendida para este dia 16 de abril. A partir das 15h os participantes acompanharam o fotográfo Zamith numa expedição pelo centro da cidade para fazerem seus “clics”.

Foram entregues certificados de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares